Dia Mundial do Autismo

02.04.2017

Hoje, dia 02 de Abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e nós da Coaching e Terapia não poderíamos deixar de falar sobre esse assunto.

 

 

Esta foi uma data definida pela ONU, como forma de conscientizar a população sobre o assunto, para quebrar preconceitos e gerar maior informação. Estima-se que existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. A cor azul foi escolhida para representar a data, pois existe uma proporção muito maior de casos em meninos que em meninas.

 

O Transtorno do Espectro Autista - ou simplesmente autismo, como é popularmente chamado - é uma condição geral para um grupo de desordens do desenvolvimento cerebral. As principais características são a dificuldade na comunicação e interação social e os comportamentos repetitivos/estereotipados. Essas características podem estar presentes em todas as pessoas com autismo, mas o grau de intensidade é diferente em cada indivíduo. Outros comportamentos podem ser apresentados em associação, como um nível elevado agressividade, perturbações do sono e da alimentação.

 

O tratamento é feito através de intervenções de equipe multidisciplinar que pode incluir psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, o quanto antes for diagnosticado o transtorno melhor para o desenvolvimento. A psicologia, através da terapia, vai atuar na construção da autonomia dessa pessoa e no estímulo a novas estratégias de relacionamento. Além disso, a terapia é muito indicada para a família, visando um acolhimento das suas demandas e angústias com relação a criação de uma criança com autismo, por exemplo.

 

Uma frase comum que ouvimos sobre as pessoas com autismo é que “vivem em seu próprio mundo” e que são pessoas sem capacidade de afetividade. Isso não é verdade e faz com que as pessoas com autismo sejam de fato isoladas e que não exista modo de inclui-las na sociedade. Pessoas com autismo e outros transtornos precisam de atenção profissional especializada, mas são capazes de demonstrar afeto, só que de forma diferente do que estamos habituados.

 

Precisamos, enquanto sociedade, criar estratégias para a inclusão das diversas maneiras de ser e estar no mundo, e o autismo é apenas uma delas.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Gostou do conteúdo?
Please reload

TEXTOS RELACIONADOS
Please reload

AUTORES
Posts Recentes
GUSTAVO
FRANCISCO
MARIANA
UCHÔA 
TEXTOS RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload

REDES

Todos os direitos reservados - 2017 Coaching e Terapia