Memória

07.08.2017

Quando falamos de problemas de memória, em geral, associamos a velhice. No entanto, este é um assunto que deve dizer respeito a todas as fases da vida. Na infância os problemas de memória estão ligados à dificuldade de aprendizagem, na adolescência e vida adulta ao uso abusivo de drogas e depressão, na velhice os problemas de memória estão relacionados a falta de algumas vitaminas e, também, aos quadros de demência. Para tratar e prevenir problemas de memória precisamos estar atentos ao uso de medicamentos que possam afetá-la, excesso de estresse, distúrbios do sono e uso abusivo de álcool e outras drogas.

 

 

 

Para garantir uma boa memória é muito importante manter seu corpo saudável, cuidando do seu cérebro. Exercite-o e, principalmente, trate qualquer problema de memória assim que ele aparecer.

 

Diversas pesquisas afirmam que aprender algo novo e fazer algo antigo de forma diferente pode ajudar a manter seu cérebro saudável e jovem. O tédio e a inércia podem ser bastante prejudiciais, a longo prazo, para a saúde do seu cérebro, aprender algo novo torna-o mais astuto e eficiente. Se fazemos todo dia a mesma coisa, sem aprendizagem, é como se o cérebro se desligasse. Podemos dizer que nosso cérebro é facilmente entediado, exigindo de nós novos desafios e diferentes estímulos.

 

Novas aventuras, novos lugares e novas habilidades melhoram a saúde do cérebro e funcionam como campo de treinamento para a memória. Algumas formas de exercitar seu cérebro e mantê-lo jovem:

 

1. Faça novos caminhos --> Faça caminhos diferentes e novos para ir ao trabalho, por exemplo. Caminhar sempre pelo mesmo e velho trajeto coloca seu cérebro no piloto automático e como já falamos acima isso não o favorece.

 

2.    Viaje --> Conhecer novas culturas mantém seu cérebro aprendendo e trabalhando com eficiência. Uma forma de viajar e aprender sobre outras culturas sem sair da sua cidade por ser indo à um restaurante de comida típica de outro país, ler um livro ou  até assistir um filme que se passa em outro local.

 

3. Mexa-se --> Explorar novos exercícios é uma das formas mais poderosas de manter o cérebro jovem. Escolha aquele que mais lhe agrada e movimente todo seu corpo.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Gostou do conteúdo?
Please reload

TEXTOS RELACIONADOS
Please reload

AUTORES
Posts Recentes
GUSTAVO
FRANCISCO
MARIANA
UCHÔA 
TEXTOS RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload

REDES

Todos os direitos reservados - 2017 Coaching e Terapia